domingo, 12 de outubro de 2014

Campo de Concentração Buchenwald #2

Juntamente com outros campos satélites, Buchenwald era um dos maiores campos de concentração estabelecidos dentro da Alemanha. O campo, construído em 1937, era localizado em Ettersberg, há 8 km de distancia de Weimar.
A maior parte dos primeiro prisioneiros eram rebeldes políticos. Entretanto, em 1938, a SS Alemã enviou quase 10,000 judeus ao campo de concentração. A chegada deste grupo foi marcada por extrema crueldade, sendo que 255 morreram como resultado dos maus tratos iniciais.
Assim como em Dachau, além dos prisioneiros políticos e dos judeus, grupos de desertores, ciganos, Testemunhas de Jeová, homossexuais e pessoas consideradas inaptas ao trabalho eram enviados ao local.
Em 1941, um grupo de médicos e cientistas iniciaram um programa de experimentação médica nos prisioneiros. Dentre os testes, estavam pesquisas relacionadas a vacinas e tratamentos contra doenças contagiosas, como tifoide, cólera e difteria. Também, foram realizados diversos experimentos utilizando-se de hormônios para se “curar” a homossexualidade, comandados pelo Dr. Carl Vaernet.
Os prisioneiros em Buchenwald também eram fonte de trabalho escravo, com uma população chegando aos 112,000 no começo de 1945.

Nenhum comentário:

Postar um comentário