quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Nazismo (Conceito)

O nome do Partido Nazista era "National Sozialistische Deutsche Arbeiterpartei" (N.S.D.A.P.) ou, em português, Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães. Apesar de o nome socialista ser utilizado, o conceito socialista do nazismo é radicalmente oposto ao conceito do socialismo marxista como é compreendido hoje, na verdade era declaradamente antissocialista ou anticomunista.
 Hitler dizia que o termo "socialista" era uma palavra de origem alemã, correspondente a um modelo ideal de terras semicoletivas, semiprivadas, que existia entre os antigos povos germânicos do I Reich, e afirmava que Karl Marx, um judeu, havia roubado essa palavra para sua teoria subversiva, o comunismo. Foi justamente para diferenciar a sua proposta de novo modelo de sociedade do socialismo primitivo, que Marx criou o termo comunismo (enquanto estágio pós-socialista). 


O nazismo consistia assim em um movimento que defendia a superioridade da raça ariana e a doutrina do Lebensraum ("espaço vital") nacional necessário aos alemães. O racismo, no nazismo, alcança um patamar nunca alcançado na história, torna-se uma política de Estado para eliminar outros povos, considerados biologicamente inferiores. Isso porque Hitler julgava que só a raça ariana é "depositária do progresso da civilização" e, portanto, como um povo de senhores, tem de conquistar e submeter as raças inferiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário